Swipe to the left

Como a VPN pode ajudar a proteger o seu celular

By Equipe Eagle Tech 9 de julho de 2019 No comments


Parece que quanto mais novidades aparecem no mundo tecnológico, mais novos métodos de ataque são inventados por hackers. É a eterna dúvida do ovo e da galinha; quem veio primeiro? O hacker ou a internet?

Se até políticos e celebridades têm seu celular hackeado, significa que ninguém está realmente protegido. Basta ver os casos recentes do vazamento de fotos das celebridades e das conversas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol que foram enviadas ao The Intercept Brasil.

Mas há algumas dicas que vão ajudar o seu aparelho a estar mais protegido de ataques virtuais. O antivírus tem a capacidade de proteger o seu celular de vírus, mas não consegue impedir um ataque Man-In-The-Middle, por exemplo. E aí que entra a VPN.

Rede Privada Virtual (VPN)

Para quem não sabe o que é VPN, basta imaginar um túnel de proteção aonde os seus dados transitam. Neste túnel ninguém pode ver as informações que passam nele.

A Rede Privada Virtual é, também, uma forma de mudar e/ou esconder a localização geográfica do servidor. Isto permite que o usuário acesse conteúdos restritos por países, como a Netflix do Reino Unido e as partidas de futebol alemão que são transmitidas ao vivo por alguns canais da internet.

As diferenças entre VPNs pagas e gratuitas

As VPNs podem ser divididas em dois grupos: as gratuitas e as pagas. O que um aplicativo VPN oferece, principalmente, é privacidade, mas isso não acontece com a grande maioria das versões gratuitas. Algumas empresas oferecem o aplicativo de graça, mas na verdade vendem os dados dos usuários para empresas de propaganda. Neste caso a privacidade simplesmente não existe, nem sequer a gratuidade, porque você está pagando com os seus dados e gostos pessoais.

Outro fator que se deve ter em conta é a velocidade da conexão. Os servidores de VPNs gratuitas e boas estão sempre cheios de usuários, o que faz com que a velocidade diminua drasticamente. Um aplicativo pago garante, além da privacidade pura, servidores robustos com uma conexão rápida. Possibilitando à pessoa assistir filmes em 4K e sem interrupções.

VPN para celular

Nem todas as vpns funcionam num smartphone. É preciso procurar uma disponível para múltiplos dispositivos porque a maioria dos aplicativos foram feitos apenas para pc.

Como a vida das pessoas está totalmente conectada ao telefone celular, este aparelho passa a ter uma importância gigantesca para o utilizador, porque os dados mais importantes estão contidos ali naquela pequena ferramenta. Os hackers sabem disso e preferem atacar o smartphone ao pc; até porque é um dispositivo mais vulnerável.

Procure deixar o seu celular sempre protegido, principalmente quando estiver acessando redes wi-fi públicas, como de aeroportos e áreas com uma afluência grande de pessoas. O perigo pode estar escondido atrás de uma wi-fi grátis.

Quando for acessar o site ou aplicativo do seu banco, dê preferência ao método de login por impressão digital ou íris. Apesar dos bancos terem várias camadas de proteções online, quanto menos você digitar, mais seguro(a) estará. O mesmo se aplica para a senha de desbloqueio do seu celular.

Posted in: Noticias