(+11) 4554-9935nosso contato
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Como evitar que a Oleosidade das Mãos Prejudique Seu Smartphone

Como evitar que a Oleosidade das Mãos Prejudique Seu Smartphone
By 8 de outubro de 2016 No comments

A Forte Presença do Celular no Cotidiano

O smartphone é um aparelho essencial no dia a dia, seja para trabalho ou lazer, o pequeno objeto tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Suas inúmeras funções fazem com que o celular seja algo essencial e que muitas ações que antes levariam horas, agora possam ser realizadas em minutos sem sair do lugar.

Por ser um aparelho eletrônico muito útil, o celular passa boa parte do tempo transitando entre as mãos e os bolsos, recebendo contato direto da pele e dos locais onde é armazenado quando não está em uso. A olho nu qualquer celular parece limpo, mas observando com mais atenção é possível reparar as manchas de sujeira que se acumulam sem que possamos perceber.

Sujeira nos Aparelhos Celulares

A sujeira acumulada em um smartphone é algo inevitável, por mais que o aparelho seja limpo com frequência, ao longo do dia pequenas partículas de pó vão se acumulando tanto em seu exterior como no interior de sua capa.

Todo tipo de sujeira pode ser prejudicial para o aparelho: água, areia, líquidos em geral, poeira e até mesmo gordura. Esses agentes chegam até o aparelho através do uso contínuo ou são adquiridos pelo ar. Assim como em um ônibus ou metrô, todo local que possui contato direto das mãos é considerado um abrigo para germes e bactérias.

Para a felicidade do usuário, todos esses problemas são facilmente solucionáveis, mas para que possa ser combatida, a sujeira deve ser entendida a fundo, pois somente compreendendo como ela surge e de que forma atinge o aparelho é que o usuário poderá combate-la da forma mais eficaz.

Oleosidade: Um Problema Sem Fim

Ao contrário de pequenas sujeirinhas que se acumulam nos cantos do aparelho celular, a oleosidade afeta o smartphone como um todo. As mãos, por mais limpas que estejam sempre irão produzir a secreção e, devido à forma como o aparelho é utilizado, essa secreção será depositada pouco a pouco no celular.

A oleosidade na tela é o maior inimigo dos perfeccionistas. As manchas de gordura, além de prejudicar a visualização do display, fazem com que o touch seja levemente prejudicado, tornando sua resposta mais lenta e muitas vezes interrompendo movimentos de fluidez, tornando-se prejudicial para os jogos e edições de imagem.

Mas Por Que a Tela Fica Oleosa?

O surgimento da oleosidade é uma dúvida frequente entre os usuários assíduos de smartphones. Embora pareça que essa secreção é sinônimo de má higiene, ou até mesmo resíduo de alimentações, na maioria dos casos a oleosidade surge de maneira natural, como uma forma de defesa do próprio corpo.

As mãos são a parte do corpo humano que fica mais exposta. Desde maçanetas até talheres, a mão tem contato direto com tudo, pois somente assim é possível interagir com o ambiente. Toda essa exposição faz com que o corpo precise criar um mecanismo de defesa contra agentes externos, como bactérias.

Vantagens da Oleosidade

A forma mais natural de proteger o corpo é produzindo secreções e entre as secreções produzidas pelo corpo, o sebo é a mais viável, pois é expelido facilmente pelos poros e oferece uma maior proteção quando comparado ao suor, criando uma barreira mais grossa para impedir a entrada de agentes.

Popularmente vemos a oleosidade como um grande inimigo da estética e da saúde, no entanto, a presença de tal secreção nas mãos auxilia não só na proteção, como também ajuda a evitar a formação de eczemas e auxilia na regulação da perda de água no corpo, mantendo assim todos os tecidos hidratados.

O Lado Negativo da Gordura na Pele

Apesar disso, vale ressaltar que o surgimento da oleosidade pode ser um problema quando em excesso, na maioria dos casos a produção dessa secreção é natural e saudável, mas existem situações de pessoas que produzem uma quantidade muito alta de sebo pela pele, nesse caso é recomendada uma maior atenção ao processo de higiene tanto das mãos quanto de seus objetos pessoais.

Como Diminuir a Oleosidade das Mãos?

A gordura sempre estará presente, é uma forma natural do corpo se defender contra os agentes externos, contudo, é possível reduzir a quantidade de óleo acumulada nas mãos.

O primeiro passo é observar os locais em que costuma colocar as mãos, barras de ônibus e metrôs são locais em que sempre que possível, é recomendado evitar o contato. Corrimãos, maçanetas, torneiras e objetos de uso comum também são potencializadores da produção de secreção.

Muitas mulheres tem o hábito de mexer constantemente no cabelo, assim como homens costumam mexer em suas barbas, esse tipo de contato faz com que a oleosidade seja transferida dos fios para as mãos, aumentando ainda mais o teor de gordura. O contato com animais também pode causar esse efeito.

Alimentação saudável

Um descuido muito comum entre os usuários de smartphone é utilizar o aparelho durante as refeições, principalmente quando se está em algum fast food. A gordura presente na comida nem sempre é absorvida pelos guardanapos, podendo muitas vezes escorrer para as mãos.

Esse fator é um problema para aqueles que acham que apenas lavar as mãos com água pode resolver. A água, embora limpe as mãos, não consegue retirar toda a gordura, deixando uma falsa impressão de limpeza. Quando o usuário pega seu aparelho celular, os dedos irão consequentemente depositar toda a sujeira no smartphone.

Qual o Problema em Haver Gordura no Smartphone?

A oleosidade parece muitas vezes inofensiva, algo que pode ser limpo e o aparelho continua funcionando da mesma forma. Contudo, os smartphones atuais possuem um sistema extremamente delicado, e suas telas são elaboradas para aproveitar ao máximo o que a tecnologia pode oferecer, o surgimento de qualquer substância em sua superfície pode acarretar em um desenvolvimento mais lento do sistema como um todo.

Estética

O primeiro ponto a ser levantado, quando pensamos nos males que a gordura pode causar, é a estética do celular. Um aparelho com manchas de gordura reflete o desleixo de seu usuário. Além de dificultar o manuseio, a gordura impede que o display seja visto com nitidez. Tanto uma capa de celular quanto a película, quando limpas, conseguem dar ao aparelho um novo visual, como se estivesse saído da caixa naquele exato momento. Já um case sujo e uma tela engordurada fazem com que todo o design do aparelho seja desvalorizado.

Saúde

A gordura é uma secreção benéfica para a saúde, mas só é benéfica quando produzida e mantida na pele por suas formas naturais. A oleosidade que se acumula na tela do aparelho pode ser abrigo de diversos germes.

Aparelhos celulares possuem contato com as mãos e com o rosto de seus usuários, ou seja, deixar a tela engordurada faz com que os microrganismos ali presentes possuam uma janela de tempo maior para entrar em contato com a pele, podendo causar até doenças no usuário.

Segurança

Em 2010 foi realizado um estudo pelos pesquisadores da Universidade da Pensilvânia acerca da oleosidade nas telas de smartphones. Esse estudo concluiu que a gordura também pode afetar diretamente a segurança do usuário.

Em diversos celulares é necessário estabelecer uma senha para ter acesso aos aplicativos, essa senha, assim como qualquer outra, tende a ser sigilo do usuário para proteger suas informações. Contudo, caso o aparelho não esteja totalmente limpo, é possível decifrar as senhas apenas observando os rastros da gordura na tela.

Como desbloquear o aparelho é uma tarefa frequente, a marca dos dedos fica registrada através da oleosidade. Ao observar o display contra a luz é possível analisar os pontos da tela onde houve mais contato. Após isso, bastam apenas algumas tentativas e o seu aparelho já está desbloqueado e sem segurança alguma.

Para evitar esse risco, os pesquisadores recomendaram que, sempre após desbloquear o aparelho, o usuário limpe a tela, evitando que as marcas fiquem evidentes.

Formas Erradas de Limpar seu Aparelho

Certamente você já limpou o seu celular com a roupa, buscando sempre o tecido mais macio por perto para que a limpeza seja mais eficaz e não prejudique o smartphone. Esse talvez seja um dos maiores erros relacionados à limpeza de aparelhos.

Após usar uma camiseta o dia todo, por exemplo, ela terá absorvido inúmeras partículas do ambiente, sejam essas partículas de sujeira ou até mesmo de umidade. Ao limpar seu celular com esse tecido, essas partículas irão se espalhar pela tela, e caso algum grão de poeira esteja maior que os outros, pequenos riscos podem ser feitos em seu celular.

Utilizar diversos produtos de limpeza também é extremamente prejudicial. Ao entrar em contato com compostos químicos distintos a tela pode sofrer reações e perder sua estabilidade.

Por serem mais práticos, esses erros são cometidos de forma inconsciente pelo usuário. Mas para manter um celular livre dos riscos causados pela sujeira, basta adquirir hábitos simples de higiene.

Limpando o Aparelho

O mais difícil é começar. Todo hábito, no princípio, exige esforço e dedicação. Com a limpeza de seu celular não será diferente. Estabelecer uma rotina de limpeza pode ser um bom começo. Limpar seu aparelho quando for limpar as mãos também é uma forma eficaz de criar o hábito, além disso, esse processo garante que toda vez em que for pegar o aparelho após lavar as mãos, o celular estará totalmente limpo.

Para limpar o celular de forma eficiente, saiba qual o tipo de tela ou película para celular possui e tenha sempre por perto um pedaço de tecido limpo, para que a tarefa de limpar o celular não atrapalhe o desenvolvimento do seu dia.

Limpeza Diária

Para retirar toda a gordura do aparelho basta um pequeno pedaço de tecido, do tipo que não solte fiapos, e água potável. O simples ato de umedecer o pano e passá-lo no aparelho de maneira circular retira a maior parte da gordura.

O ideal é que o tecido utilizado seja de flanela ou microfibra, pois são tecidos que agridem menos a superfície que limpam. Sabonete neutro também auxilia nas limpezas mais pesadas, mas jamais deve ser aplicado diretamente na tela, muito menos se deve encharcar o tecido.

As pequenas quantidades são o ponto de equilíbrio para uma limpeza eficaz. Em último caso pode-se utilizar limpa vidros, pois essa solução conseguirá retirar toda a gordura, mas o uso frequente pode danificar o aparelho.

Kit Para Limpeza de Telas

Muitas lojas de acessórios costumam vender um pequeno kit para a limpeza de telas. Esse kit contém um tecido macio e uma solução que deve ser borrifada no tecido para limpar os aparelhos. Apesar de muito prático, esse tipo de solução não informa ao consumidor qual a sua procedência, portanto, é recomendada muita atenção no momento da compra e durante a aplicação. Uma alternativa é adquirir sprays próprios para limpar lentes, vendidos em óticas autorizadas e por um preço semelhante aos kits comuns.

Películas Especiais

Caso não possua tempo para limpar frequentemente seu celular, uma forma mais eficaz de evitar a gordura é adquirir uma película que retenha menos oleosidade. Essas películas são encontradas com facilidade no mercado e garantem maior eficácia que as películas normais.

Película Fosca

Apesar de ser a mais simples entre as películas recomendadas, a película fosca oferece maior limpeza ao seu aparelho, por possuir uma textura levemente mais áspera, a gordura das mãos não consegue ficar acumulada na tela, mantendo assim o celular sempre limpo. Essa película apenas será manchada caso o usuário pegue o celular com as mãos muito sujas, pois a película não é resistente a grandes quantidades de gordura.

Gorilla Glass

Conhecida por oferecer grande resistência a choques e quedas, a Gorilla Glass é uma película ideal para os desastrados que, além de derrubar com frequência o aparelho, vivem se esquecendo de limpar as mãos. Seu material consegue reter menos gordura e oferecer uma tela com brilho, fator que as outras películas anti-gordura não conseguem proporcionar.

Películas Anti-Gordura

Feitas especialmente para aqueles que deixam o aparelho constantemente engordurado, as películas anti-gordura possuem como diferencial sua textura. Seu material faz com que a tela adquira uma textura áspera, evitando o acúmulo de oleosidade na tela.

Embora seja mais difícil de ser encontrada no mercado popular, essa película está presente em diversas lojas de acessórios autorizadas. Por oferecer uma maior qualidade, possui um preço um pouco mais salgado que as películas comuns, mas seu valor é justo quando analisado em relação aos benefícios proporcionados.

Capa de Celular: Escolhendo a capinha certa para proteger contra impactos, oleosidade e poeira.

Não há sensação pior que pegar um aparelho celular nas mãos e perceber que sua capa está toda engordurada. Além de anti-higiênica, é uma situação que causa diversos tipos de incômodo e que certamente pode causar constrangimento quando ocorre em um grupo de pessoas.

Isso acontece principalmente em cases de silicone, pois o material absorve a gordura não só das mãos como também no ambiente em que se encontra. O consumidor deve pensar bem antes de adquirir um case somente pela estética, pois em longo prazo pode acabar prejudicado. Embora possa ser realizada uma limpeza constante da capinha de celular, ela irá acumular constantemente a gordura, tornando-se mais uma tarefa na limpeza do aparelho.

Busque o Melhor para Você!

O trabalho em manter um aparelho limpo traz a satisfação pessoal, além de garantir uma vida mais saudável e livre de germes ou bactérias. A falta de tempo é uma desculpa frequente que os usuários de smartphones utilizam para não cuidar tão bem do aparelho, contudo, ao pensar no investimento realizado, é importante colocar na ponta do lápis as vantagens que manter seu celular sempre limpo pode oferecer.

Após criar o hábito ficará fácil manter tudo em ordem, além disso, em situações em que o aparelho estiver sujo, limpá-lo será uma atividade inconsciente. Escolha sempre cases e películas que mais se adequem ao seu estilo de vida e você verá que seu celular poderá ser aproveitado ainda mais, sem passar a impressão de sujo ou malcuidado.

Posted in: AccessoriosNoticias