(+11) 4554-9935nosso contato
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Como Funciona a Bateria de Seu Celular e o Que Fazer Para Melhorar a Durabilidade.

By eagletechz 7 de agosto de 2016 No comments

Como Funciona a Bateria de Seu Celular e o Que Fazer Para Melhorar a Durabilidade.

A Importância da Bateria de celular no Dia a Dia.

 

Estender a bateria do celular dicas uteis para usar no pokemon go

 

Quando pensamos em evolução tecnológica a primeira coisa que vem em mente são nossos smartphones, recheados de funções e gadgets, eles possuem tudo aquilo que é necessário no dia a dia e um pouco mais. Além disso, os celulares atuais possuem um acesso direto à internet, o que aumenta sua funcionalidade e faz com que os aparelhos sejam ainda mais essenciais.

Contudo, nada disso seria possível se não houvesse um mecanismo que garantisse a praticidade em carregar nossos aparelhos telefônicos para todos os lugares. Ao comparar um computador de mesa com um notebook, percebe-se que um necessita de uma conexão com alguma fonte elétrica em tempo integral, enquanto o outro pode ser utilizado em qualquer lugar. Para quem trabalha fora, ou para quem estuda longe de casa, um aparelho eletrônico portátil é essencial, mesmo que por vezes pecar um pouco na qualidade.

Evolução das Baterias e dispositivos celular.

Os aparelhos celulares estão atualizando a qualidade da bateria de acordo com a atualização dos aparelhos, fazendo com que não exista uma dependência direta de qualquer tomada por mais tempo possível. Embora seja motivo de queixa constante, a bateria é um componente que possibilitou maior liberdade ao ser humano.

Ir e vir podendo realizar trabalhos, se comunicando ou apenas se entretendo ficou muito mais fácil com a união de boas baterias aos aparelhos celulares. A bateria atual é conhecida por durar muito pouco em relação às mais antigas, no entanto, se compararmos as tecnologias que estas suportam, veremos que atualmente a bateria possui muito mais autonomia.

As baterias atuais são utilizadas para alimentar aparelhos de uso diário, como notebooks, tablets e celulares como Iphone,galaxy,Sony xperia e outros, mas, mesmo estando tão presente nas nossas vidas, as baterias e seu funcionamento são desconhecidas pela maior parte da sociedade.

O Que é Uma Bateria?

Uma bateria nada mais é que um sistema que transforma reações químicas em energia elétrica, mas para que isso aconteça de maneira segura, é necessário que a bateria seja montada de maneira correta, evitando vazamentos e até mesmo explosões.

Ao contrário de uma pilha, as baterias possuem uma maior duração e em sua grande maioria, estão acopladas em aparelhos de alto custo, logo, para que o produto eletrônico não seja danificado, essa bateria deve ser envolvida em camadas de metais, garantindo assim a segurança do consumidor.

ciclo de vida de uma bateria de celular saiba como poupar energia do seu smartphone

 

Felizmente, o mercado tecnológico avançou significantemente nos últimos anos, acompanhando os avanços dos smartphones. Raramente se ouve notícias de baterias que explodiram ao carregar, ou de casos em que a bateria em si danificou o aparelho, isso acontece pois cada modelo exige uma bateria especifica, forçando o fornecedor a elaborar uma bateria que atenda, da melhor maneira possível, as necessidades do aparelho.

Como Funciona Uma Bateria de celular?

A compreensão sobre o funcionamento de uma bateria de celular é simples. Assim como uma pilha, a bateria possui dois polos, o positivo e o negativo. Para que a energia da bateria faça com que o aparelho funcione, os íons se movimentam do polo negativo para o positivo, direcionando a energia para a estrutura interna que fará com que a energia seja de fato aproveitada.

As células de íons utilizadas para produzir uma bateria são posicionadas de modo cilíndrico ou piramidal, fazendo com que a energia possua um caminho pré-estabelecido a seguir. Essas células são revestidas com metais, de modo a equilibrar a temperatura interna da bateria e evitar possíveis acidentes ou o superaquecimento.

Qual o Tipo de Bateria Ideal?

O funcionamento de baterias tem sido estudado há séculos e, assim como qualquer advento da ciência, vem sendo testado e aprimorado de acordo com a necessidade social. Àqueles que usaram os primeiros aparelhos celulares, podem se recordar de como suas baterias duravam muito mais e como o celular era extremamente pesado. O equilíbrio entre peso e desempenho também é um grande desafio para os pesquisadores, uma vez que para garantir um bom desempenho, é necessário um espaço maior para montar o sistema elétrico.

Bateria Níquel-Cádmio.

Uma das baterias mais populares antes das de íons de Lítio são aquelas que foram produzidas com Níquel e Cádmio.

Bateria de Litio cadmio como funciona e o que tem a haver com a bateria de celular

Essas baterias foram utilizadas por muito tempo em celulares e notebooks. Eram maiores, mais pesadas e ficavam viciadas com facilidade. Atualmente são raros os aparelhos que utilizam esse tipo de fonte de energia, pois não é viável financeiramente e também não agrada o consumidor.

Bateria Íon-Lítio.

Todos os celulares, notebooks e tablets atuais possuem baterias de íons de Lítio, ou baterias íon-lítio. Essas baterias são a melhor opção para aparelhos eletrônicos. O lítio é um elemento químico que facilita a recarga da bateria, além disso, sua produção é mais acessível e, consequentemente mais barata. A tensão de uma bateria íon-lítio pode chegar a ser até duas vezes maior que a de baterias zinco-carbono.

O que fazer quando a bateria do seu celular acaba

 

Outra vantagem dessas baterias é que elas são recarregáveis, logo, podem ser utilizadas constantemente em eletroeletrônicos, ao contrário de pilhas que desgastam com apenas um uso. Diferente de outras baterias recarregáveis, a bateria íon-lítio consegue recarregar mais rápido e não deixa o celular descarregar por completo quanto alcança 0%, além de interromper o carregamento quando o celular consta como carga total, economizando energia elétrica.

Uma versão mais inovadora é a bateria de lítio polímero, uma bateria mais leve e mais moderna, que garante maior segurança em relação às explosões. Essa bateria bem sendo estudada e testada e está disponível no mercado em apenas alguns aparelhos.

Como Saber a Capacidade de uma Bateria?

As baterias de celulares utilizam como medida o símbolo mAh, miliampere por hora. Esse valor representa um cálculo estabelecido para padronizar as baterias. O valor indicado em seu aparelho representa a capacidade da bateria, esse cálculo é feito observando o consumo de energia durante um período de uma hora com o aparelho em standby, em seguida a potência da bateria é dividida por esse valor, gerando o mAh.

Saber a capacidade da bateria de seu smartphone

 

Cada aparelho possui uma capacidade distinta, uma vez que o valor varia de acordo com o modelo, a atualização, o armazenamento de bateria, entre outros fatores. Vale lembrar que a bateria é estabelecida através de miliamperes, que representam uma unidade mil vezes menor que a unidade fundamental usada em sistemas elétricos comuns.

Capacidade, Duração e Desempenho das baterias de celular.

A capacidade e a duração de uma bateria seguem uma mesma variável: quanto maior for a capacidade, maior será a duração da bateria. Contudo, duração e desempenho são fatores totalmente distintos. Para que a bateria dure muito tempo, é necessário que seu sistema seja utilizado o mínimo possível, e que as maiorias de seus aplicativos permaneçam desligados. Já para que exista um maior desempenho, onde várias funções são utilizadas ao mesmo tempo, é de conhecimento geral que a duração da bateria será reduzida.

maximizar a duração da bateria de celular para manter seu smartphone sempre conectado

 

A capacidade é o que estabelece o equilíbrio entre esses fatores. Uma bateria com uma quantidade alta de mAh conseguirá oferecer um bom desempenho durante um tempo relativamente razoável, já um baixo valor de mAh colocará ao consumidor a escolha entre duração e desempenho.

O ideal é buscar um aparelho que forneça uma bateria que consiga equilibrar as necessidades do consumidor, fazendo com que a duração não seja pífia e que o sistema consiga ser suportado em uso total por um tempo mínimo de aproximadamente 8 horas.

Vício, Ciclos de Vida e Memória da Bateria.

 

como estender a vida util da bateria de celular

As primeiras baterias possuíam uma regra para serem recarregadas, deveria esperar que o carregamento se esgotasse por completo e só então era possível realizar uma recarga. Após iniciada, a recarga deveria permanecer até o aparelho receber carga completa, caso isso fosse interrompido, um ciclo da bateria estaria sendo desperdiçado. Cada recarga de 100% equivalia a um ciclo, caso fosse interrompida em 60%, os 40% seriam perdidos.

Com o passar dos anos, foi descoberto que um ciclo representa 100% de uma recarga, mesmo que essa seja realizada por partes. Ou seja, caso carregue 30% e depois 75%, isso será equivalente a 1 ciclo e 5%.

A recomendação com as primeiras baterias era de que, carregar pequenas quantias fazia com que a bateria ficasse viciada, precisando com mais frequência de uma alimentação elétrica para manter seu desempenho inicial. Esse fator não é mais um problema, pois as baterias de íon-lítio não viciam, logo, cargas curtas apenas para “reanimar” o aparelho não causam danos algum à bateria.

O que fazer quando a bateria do seu celular acabar e você não tiver um bom power bank portátil

 

A memória da bateria é um dos fatores que a população mais desconhece. Embora não exista nenhum estudo cientifico comprovando a existência de tal, muitos fabricantes recomendavam que só se desse início à uma recarga quando o aparelho ficasse sem bateria alguma, caso colocasse o aparelho para carregar sempre aos 20%, a parte da bateria que não fosse recarregada, perderia sua memória e, consequentemente, perderia aos poucos, sua função. Como dito anteriormente, a bateria atual não sofre nenhuma dessas alterações, e todas essas informações sobre memória podem ser consideradas mitos.

Carregando e Descarregando seu smartphone.

 

ciclo de vida de uma bateria de celular saiba como poupar energia do seu smartphone de A a Z

 

A relação de carga e descarga de uma bateria de íon-lítio é simples. O consumidor deve compreender que a carga é um processo que deve ser induzido, com o auxílio de uma fonte elétrica externa, para que a bateria recarregue e possa realizar suas reações eletroquímicas. Já a descarga da bateria é uma reação espontânea, variando apenas de acordo com a intensidade com que essa for utilizada.

O Desgaste é Inevitável.

Embora muitas marcas ofereçam baterias que possuam uma maior durabilidade, todas as baterias atuais sofrem com uma praga, a presença de nanocristais. Esse processo é inevitável, pois conforme as reações químicas vão ocorrendo em seu interior, os nanocristais vão se formando e acumulando.  Esses nanocristais prejudicam a bateria, pois causam uma erosão nos eletrodos, além de dificultar a passagem de íons.

Nano cristais e as baterias de celular

Infelizmente, esse processo é inevitável e faz com que a bateria comece a durar menos com o passar dos anos, contudo, como o próprio nome diz, são nanocristais, ou seja, são cristais de tamanho ínfimo e que só começam a causar dano após um longo tempo de uso. A formação desses cristais não tem relação com a quantidade de ciclos de uma bateria, e sim com o processo de carga e descarga. Felizmente, estudos já estão sendo realizados para tentar solucionar essa cristalização interna e aumentar a durabilidade das baterias.

Dicas para melhorar a Durabilidade e a Duração da Bateria(update: Usuários e Players do pokemon go vão adorar estas dicas).

Não é necessário entrar em desespero ao receber todas essas informações sobre baterias, com pequenas atitudes no dia a dia é possível aumentar o tempo de vida da bateria de seu celular, além de conseguir um maior desempenho e duração.

vai jogar pokemon go então se prepare para proteger a bateria do celular e obter um bom carregador portatil

Com o advento de novos jogos de realidade virtual como o novo Pokemon Go, a necessidade de otimizar a bateria do celular para que seja economizada e que a brincadeira dure mais é enorme. As dicas aqui vão ajudar muito

Para que isso seja realizado, é necessário compreender o que faz seu aparelho consumir energia. Em grande parte dos smartphones existe um gráfico informativo que apresenta o que consome a sua bateria e em qual proporção, após observar esse gráfico podemos perceber quais dicas podem melhorar a vida útil de sua bateria.

Desligue o Aparelho de celular.

Caso esteja em uma região onde não há rede, é recomendado deixar seu aparelho desligado. O processo de descarga é espontâneo, ou seja, mesmo que não exista uma rede e que você esteja usando muito pouco seu aparelho, parte da bateria será consumida para manter o sistema funcionando normalmente.

Coloque seu Smartphone no Modo Avião

Outra dica para deixar seu celular em repouso quando não há rede ou quando não quer ser incomodado é o Modo Avião. Nesse modo, todas as conexões são interrompidas, inclusive o Wi-Fi. Por não estar autorizado a procurar novas redes, o sistema funcionará de forma mais leve e conseguirá manter a bateria armazenada por mais tempo.

Tela de celular.

Um dos maiores responsáveis pelo gasto de energia é a tela. Tanto a tecnologia presente no display, como o brilho da tela necessitam de muita energia para funcionar. Deixar o brilho em um modo mais baixo e evitar o usar o touch são formas de poupar a bateria. Papéis de paredes animados e manter o visor aceso por muito tempo também consomem muita bateria.

Ligue o 3G Apenas Quando Necessário.

Os dados móveis de seu aparelho são responsáveis por grande parte do consumo de energia. Isso acontece uma vez que, para que a conexão se mantenha estável é necessário buscar rede o tempo todo. Muitas pessoas tem o hábito de deixar o 3G ligado mesmo que conectado a uma rede Wi-Fi. Esse hábito pode consumir ainda mais a bateria de seu aparelho, pois a qualquer oscilação do roteador, a conexão 3G será ativada e consumirá seus dados e a bateria.

Calor.

Em um país como o Brasil é comum ouvir que o celular está muito quente, isso acontece porque a exposição direta ao sol faz com que a tela de vidro aqueça e esse calor seja transferido para a bateria, que acaba demorando mais para resfriar. O calor é extremamente prejudicial para a bateria, além de consumir mais energia, pode ser perigoso, podendo causar explosão do aparelho.

Utilize Aplicativos a Seu Favor.

Alguns aplicativos podem ajudar a administrar o funcionamento de seu aparelho, regulando entre os aplicativos que devem ser deixados em segundo plano e àqueles que são essenciais. Esses aplicativos evita o desperdício de energia, além de colocar o aparelho em um modo mais econômico quando o mesmo não estiver sendo utilizado.

Ficar alerta aos aplicativos que mais consomem bateria pode auxiliar nos cuidados. Saiba qual aplicativo consome mais e qual consome menos, tente manter os aplicativos que não estão sendo utilizados sempre fechados, assim o sistema opera com mais liberdade.

Evite Descargas de 100%.

A recomendação é que o usuário deve manter seu aparelho sempre acima de 40% de bateria, evitando que o celular funcione com o mínimo de carga. Quanto mais o aparelho descarregar 100%, mais a bateria será gasta por completo. Evitar que seu aparelho descarregue totalmente ajuda a preservar a bateria, aumentando sua durabilidade.

Nisso uma boa capa carregadora para celular ou um Powerbank pode te auxiliar.

Use um carregador portátil Power bank quando estiver jogando em aplicativos como o Pokemon go:

Como mencionado no artigo sobre como escolher o carregador portátil ideal  você vai precisar de um bom power bank. 

 carregador a prova d'agua e solar da eagletechz para jogar pokemon go e ficar com bastante bateria o tempo todo.

Existe de vários tipos e de várias funcionalidades, por exemplo se você está viajando, fazendo trilha, acampando ou jogando pokemon go, o novo jogo de realidade virtual, que drena bateria do celular de forma incrível, você talvez terá que contar com um bom carregador portátil solar e solar(caso você queira pescar, e pegar pokemon dentro d'agua).

 

carregando o smartphone com um carregador portatil e solar durante uma caça a monstrinhos pokemon go, jogo de realidade virtual da nintendo.

Sobre este carregador powerbank portatil solar você pode ver aqui.

Também de forma alternativa você pode utilizar uma boa capinha de celular carregadora e que irá estender por um pequeno período a vida útil da bateria até obter o verdadeiro socorro. O ponto é que muitas vezes e, dependendo de onde estiver como um parque, um carregador portátil e solar será uma garantia melhor para a sua diversão do as capas.

Minha Bateria Morreu. E Agora?

E se a bateria de celular morrer e o que podemos fazer

 

Caso sua bateria de celular venha a morrer, procure a assistência técnica de seu aparelho e solicite um orçamento. O uso de baterias paralelas e a colocação por parte de pessoas não qualificadas pode prejudicar o funcionamento do seu celular. As baterias atuais tendem a dar pouquíssimos problemas, logo, não será necessário se preocupar com isso.

Realizando os procedimentos ensinados acima e evitando a exposição ao calor, a bateria de seu celular terá uma vida útil mais longa e também conseguirá proporcionar um bom desempenho por mais tempo. 

Posted in: Accessorios
Entre em Contato