(+11) 4554-9935nosso contato
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Como Tirar Fotos Profissionais Com a Câmera do Seu Celular

Como Tirar Fotos Profissionais Com a Câmera do Seu Celular
By 28 de fevereiro de 2017 No comments

Como Tirar Fotos Profissionais Com a Câmera do Seu Celular

A Importância da Fotografia

Observar álbuns de família com fotos reveladas hoje é uma atividade rara, tanto pela ausência de câmeras fotográficas de filme quanto pelo excesso de imagens que a registramos diariamente, impedindo uma filtragem daquilo que deveria ser eternizado, com aquilo que é efêmero e pode ser excluído após alguns dias.

Estilo antigo de fotos

Nas últimas décadas a facilidade em tirar fotos fez com que todos nós adquiríssemos o hábito de registrar diversas situações importantes, contudo, a câmera como objeto de registro foi sendo abandonada pouco a pouco, dando espaço aos smartphones, tablets e outros eletro-portáteis.

O Hábito de Registrar Momentos Especiais

Se observarmos, muita parte da história mundial está arquivada através de imagens: momentos marcantes, guerras, vitórias e grandes personalidades estão eternizados em fotografias que hoje são utilizadas para recontar o passado e analisar as possibilidades do nosso futuro.

Fazemos o mesmo em nosso dia a dia, registramos festas de aniversários, nascimentos, momentos marcantes e até mesmo momentos de perda, tudo sempre foi sendo registrado, antes em papel fotografia, hoje no sistema de armazenamento de nuvem. Essa mudança foi de extrema importância socioeconômica, pois grande parcela da sociedade que antes não possuía registros de sua história, hoje consegue armazenar tudo de forma simples e fácil, usando apenas um smartphone.

Como fazer um bom enquadramento de fotos

Com um celular em mãos podemos registrar tudo o que estiver diante dos olhos, desde os primeiros passos de uma criança até grandes monumentos, havendo espaço interno e bateria não há limites para um fotógrafo atualmente.

No entanto, é claro para todos que uma câmera profissional e uma câmera de celular são muito distintas, e mesmo com uma alta tecnologia, os smartphones não conseguem alcançar a alta qualidade das máquinas fotográficas profissionais tão cedo.

Conhecendo a Câmera dos Celulares

Para o cidadão comum é inviável carregar mais de um aparelho eletrônico o tempo todo, logo, a substituição das câmeras fotográficas, mesmo que pequenas, pelos smartphones foi um processo rápido e que aparentemente não terá volta, o que significa que tanto a qualidade das câmeras dos celulares deverá melhorar, quanto que nós usuários teremos de reaprender a tirar fotos com esse novo instrumento.

A principal diferença entre uma câmera comum e a câmera do celular está na lente. As principais câmeras oferecem uma mobilidade de lentes, deixando para o fotografo a opção de qual lente será adequada para determinada situação. No celular, possuímos uma lente chapada e que não pode ser alterada. Isso impede que o zoom seja fisicamente projetado para frente e faz com que a absorção da luz seja feita com algumas diferenças.

Como é feito as lentes dos Iphone composição de várias lentes

Porém, ao contrário de muitas câmeras, o smartphone oferece um sistema muito mais fácil para regular as propriedades da imagem como, por exemplo, o ISO, o blur e a iluminação. Esses fatores fazem com que o próprio usuário observe as mudanças do visor e decida quais configurações são ideais para determinado momento. O menu simplificado é uma forma fácil do usuário comum interagir com a tecnologia fotográfica e muitas vezes funciona como porta de entrada para futuros aprofundamentos no assunto.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a melhor câmera é a câmera mais cara, muitas vezes a melhor câmera fotográfica é aquela que está em mãos no momento certo, possibilitando o registro imediato de situações únicas e especiais. O celular é, atualmente, o aparelho mais presente na sociedade, passamos o dia todo com ele em mãos e talvez por isso ele tenha roubado o protagonismo das câmeras digitais.

Formas de Enquadrar uma boa foto no smartphone

Dicas Para Tirar Boas Fotos

Constantemente as fotos tiradas com os smartphones acabam decepcionando seus usuários, seja pela baixa qualidade ou até mesmo pela falta de nitidez. Essas situações podem ser facilmente corrigidas e evitadas com dicas simples que podem ser aplicadas em qualquer aparelho celular, afinal, existem grandes diferenças entre as câmeras de um aparelho e de outro, mas no entanto, é possível se utilizar de técnicas básicas de fotografia para deixar a imagem ainda mais bonita.

Em primeiro lugar é essencial que as configurações estejam definidas de acordo com a maior qualidade disponível, pois assim o fotógrafo terá uma maior liberdade para explorar as funções da câmera sem que todas as fotos fiquem granuladas ou com baixa definição. Em seguida é importante limpar a lente traseira, pois muitas fotos costumam sair embaçadas devido à gordura e à poeira que ali se acumula. Ao contrário das lentes profissionais, a lente do smartphone está constantemente exposta, precisando de uma limpeza momentos antes da realização das fotos.

Com a lente limpa e a qualidade de imagem configurada é importante compreender cada segmento da fotografia e como eles interferem na qualidade da imagem.

Iluminação

O principal fator para deixar qualquer foto mais bonita e com um tom mais profissional é entender o funcionamento da iluminação. Principalmente em câmeras mais simples como as de smartphones, onde as lentes são fixas, é importante saber utilizar a iluminação a seu favor.

Para isso é preciso descobrir qual a fonte de iluminação do momento. Caso a foto seja realizada em ambientes interiores, é necessário acender o máximo de lâmpadas possíveis e manter o local bem iluminado, assim a câmera poderá captar com os objetos com uma maior definição. Porém, o mais recomendado é utilizar a luz do sol para fotografar. A iluminação solar é a melhor forma de tirar boas fotos.

Cuidados com a iluminação ao efetuar uma boa foto

Muitas vezes será preciso utilizar um rebatedor ou até mesmo alguma fonte de luz adicional, mas na maioria das situações apenas colocar o objeto frente à fonte de luz já faz toda a diferença.

É importante salientar que o uso do flash só é recomendado em situações de baixíssima iluminação, pois o flash dos celulares, ao contrário das câmeras profissionais, possui um curto alcance e pode atrapalhar o balanço de cores.

Tendo um conhecimento básico da iluminação e principalmente da forma como esta interfere na fotografia, o usuário perceberá grandes diferenças nas imagens. Realizar o “antes” e o “depois” acendendo algumas luzes ao redor do objeto pode ser uma maneira interessante de aprender as verdadeiras nuances da iluminação.

Foco

Contudo, de nada adianta possuir uma iluminação perfeita se a fotografia não possui um foco bem definido. O foco faz com que a imagem atinja seu espectador de forma clara e direta, colocando em primeiro plano aquilo que é essencial e deixando o restante desfocado.

Essa maneira de trazer a informação principal aos olhos é muito utilizada por profissionais da fotografia, porém, os aparelhos celulares atuais vêm trazendo pequenas amostras dessa tecnologia. Por exemplo, grande parte dos smartphones disponíveis no mercado possui o sistema de foco manual, onde o usuário determina qual objeto quer priorizar.

Utilizando um tripé para ajudar a tirar fotos estáticas de boa qualidade.

Ainda assim, existem modelos que auxiliam no processo de fotografar, focando rostos e tirando fotos quando alguma pessoa sorri. Nesse caso, o foco é automático e possui uma configuração prévia que evita o ajuste do foco manual a todo o momento.

Para evitar transtornos, é importante conhecer o foco do seu celular, principalmente com relação às suas limitações. O Iphone 7 Plus, por exemplo, possui um foco diferenciado devido as duas câmeras traseiras, causando um blur diferenciado e gradual, ao contrário de outros modelos mais comuns que apenas dividem a imagem em dois planos distintos.

Enquadramento e Proporção

Antes de tirar uma foto, analise o ambiente e perceba como o objeto se enquadra naquele espaço, muitas vezes é preciso tampar um ou outro defeito presente no cenário utilizando o objeto em si. Olhe através do visor do celular qual posição é mais agradável aos olhos, evitando distorções ou até mesmo a desproporção entre os objetos da cena.

No ramo da fotografia é possível encontrar macetes para alcançar um bom enquadramento, o principal deles é a regra dos três. Alguns dispositivos possuem essa função em suas configurações, mas em geral significa desenhar no espaço da imagem duas linhas horizontais e duas linhas verticais, com isso definido basta localizar o objeto entre o cruzamento de duas dessas linhas. Dessa forma a imagem fica muito mais atrativa e equilibrada.

Formas de enquadrar e centralizar uma boa foto com o Iphone 7 plus

Com relação à proporção, é importante posicionar a lente em locais estratégicos, que não irão deformar o objeto e que, acima de tudo, o valorizem. Ao fotografar retratos é importante colocar a lente na mesma altura dos olhos de quem será fotografado, esse macete faz com que a imagem pareça mais natural e evita ângulos prejudiciais.

Zoom

É essencial compreender que o zoom dos aparelhos celulares é totalmente diferente do zoom das câmeras profissionais. Ao contrário de máquinas fotográficas comuns, a lente não é projetada para frente durante o zoom. Nos smartphones o zoom é conhecido como zoom óptico, ou seja, o objeto é apenas ampliado, tendo suas bordas recortadas e a imagem mais pixelada.

Nessas situações é preferível aproximar-se do objeto ou fotografar a imagem sem o zoom e recortá-la num editor, para evitar a granulação e a perda de qualidade da fotografia.

Local

Caso queira uma imagem com aspecto profissional, procure locais interessantes para fotografar: parques, ruas, pontos turísticos, entre outros... Mas o mais importante é que não possua muita informação ao fundo. O cenário deve ser complementar ao objeto, e não roubar todo o seu protagonismo.

Além disso, a poluição visual pode prejudicar o foco e deixar o objeto principal desfocado. O ideal é fotografar com um fundo simples, com cores bem vivas e que não se misturem com o objeto, com esses passos o objeto principal ganhará um destaque especial na fotografia.

Objeto

Caso esteja fotografando um grupo de pessoas, tenha certeza de que ninguém sairá desfocado e que a foto não ficará tão distante a ponto de deixar os detalhes granulados. Busque sempre enquadrar todos os participantes de maneira equilibrada, pois a proporção é essencial para uma boa foto.

Porém, se estiver fotografando apenas uma pessoa ou um objeto simples, faça com que esse objeto seja o centro das atenções. É importante destacar de alguma forma o objeto principal, seja posicionando-o de forma estratégica ou até mesmo estabelecendo um contraste com o fundo. Nessas situações o olhar de quem irá fotografar é o diferencial, caso contrário será apenas mais uma foto comum.

Explore as Funções da Sua Câmera

Agora que já conhece cada detalhe da câmera é importante explorar tudo o que seu aparelho pode oferecer. Teste com objetos simples e em diversas situações de luz. Fotografe uma mesma pessoa de diversos ângulos e perceba as nuances de cada foto. Assim como qualquer técnica, para alcançar a perfeição é necessário muito treino e dedicação.

Procure grupos de pessoas que utilizam o mesmo smartphone e compartilhe dicas e opiniões sobre a câmera, cada celular possui suas particularidades e é essencial que o usuário conheça todas elas e aproveite ao máximo as funções de seu aparelho.

Fotografar cenários diferentes faz com que o usuário adquira uma experiência acerca de quais configurações são ideais para cada situação, por exemplo, a iluminação de um parque durante o dia é totalmente diferente da iluminação de um barzinho. Conhecer essas técnicas auxilia no processo de fotografar e oferece experiências distintas e enriquecedoras no quesito profissional.

Apps Para Edição e Correção de Imagens

Após tirar diversas fotos, o smartphone possibilita que o próprio usuário faça o tratamento e a correção das imagens. Tanto para o sistema operacional iOS quanto para o Android existem diversos aplicativos que realizam funções de um photoshop profissional de forma fácil e intuitiva.

Alguns aplicativos são ideais para regular cor, efeitos e colocar filtros, outros são desenvolvidos para corrigir detalhes como olheiras e criar diferentes camadas de blur. Além desses aplicativos, também existem apps que funcionam como rede social de fotografia, sendo o Instagram o mais popular entre eles.

Existe uma infinidade de opções nas lojas de aplicativos. É recomendado que o usuário teste diversos apps e permaneça com aqueles que mais lhe agradem. Cada app possui uma peculiaridade, que faz dele um aplicativo único, cabe ao usuário definir se aquela função é necessária ou não. Essa liberdade de escolha dos apps é importante, pois assim como não há um padrão de fotografia, também não há o padrão de edição ideal.

Divirta-se!

Agora que você já sabe tudo sobre fotografias com o celular, solte a imaginação e comece a registrar tudo a sua volta. Ao contrário das câmeras antigas, o smartphone não tem um limite de fotos e também não coloca um valor para cada imagem. Com um celular o processo de criação é totalmente livre e qualquer objeto pode ser o modelo para começar a fotografar.

Comparar as imagens também é uma tarefa importante e muito divertida, principalmente se a comparação for feita ao longo do tempo, pois com essas dicas você perceberá que as pequenas mudanças se tornarão naturais e a qualidade das suas fotos será cada vez maior.

Posted in: Accessorios
Entre em Contato