(+11) 4554-9935nosso contato
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Fazer o Upgrade de um Celular é Vantajoso?

Fazer o Upgrade de um Celular é Vantajoso?
By 27 de agosto de 2016 No comments

A Constante Atualização de Smartphones.

Possuir um smartphone atual é um desafio constante para os geeks. A cada ano as empresas criam novas versões de seus melhores aparelhos, prometendo mais autonomia de bateria, mais espaço interno e muito mais funcionalidade no dia a dia. Essas melhorias fazem os olhos de qualquer fanático por tecnologia brilharem.

No entanto, é notável que estar sempre em dia com a tecnologia não é só um desafio que requer conhecimentos sobre as novidades do mercado, mas acima de tudo, possuir sempre a última geração dos celulares exige um esforço financeiro muito distante da realidade da maioria dos brasileiros atualmente.

Preços Cada Vez Mais Altos

Devido às altas taxas de impostos e a situação econômica atual do país, é difícil fazer com que aparelhos de alto padrão sejam vendidos por um valor acessível. Os novos celulares chegam ao consumidor com um preço de em média quatro salários mínimos, um valor inviável e inaceitável para a grande parte da população.

Contudo, ainda existem formas de driblar as dificuldades financeiras: o sistema de revenda para terceiros é o mais comum entre os fanáticos por tecnologia. Somente vendendo o aparelho antigo, que deve claramente estar em perfeito estado, que se consegue um valor razoável para investir no próximo Smartphone.

Esse processo é realizado em grupos na internet ou até mesmo entre conhecidos, mas os vendedores mais descuidados se esquecem de guardar a nota fiscal ou qualquer comprovante da compra do aparelho, oferecendo por vezes um produto sem garantia alguma para o futuro proprietário.Atualização de Sistema: Um Pesadelo Para Aparelhos Antigos

Não bastando a atualização dos modelos, outro fator que estimula a constante troca de aparelhos é atualização do sistema operacional. Tanto smartphones com o sistema Android quanto o iOS sofrem atualizações constantes, em alguns casos até mesmo semestrais.

Atualizar o sistema é um processo vantajoso para muitos usuários, pois consegue corrigir erros do aparelho, além de torna-lo mais veloz e com um melhor desempenho. O real problema da atualização do sistema é que, os aparelhos mais antigos acabam sendo desvalorizados e não conseguem receber atualização de grande parte dos aplicativos, tornando esse smartphone, que até então era considerado uma boa opção, ultrapassado e sem função, dificultando ainda mais uma possível revenda.

Como Funciona o Sistema de Upgrades?

Visando facilitar a retirada de modelos antigos do mercado e incentivar o consumo, por parte do cidadão comum, de aparelhos mais modernos, muitas empresas montaram um sistema de trocas de aparelhos onde qualquer smartphone antigo pode ser trocado por descontos na aquisição de um celular novo. Esse sistema é conhecido como upgrade, onde o usuário consegue aumentar o nível de seu aparelho de uma forma facilitada e por um preço abaixo do mercado.

Para a maioria das lojas que realizam o upgrade existe uma lista de aparelhos que podem ser aceitos para troca, muitas vezes existe restrições em relação a marca, modelo ou até mesmo ano de produção dos celulares que irão ser avaliados, no entanto, um aparelho que era popular dois anos atrás e que está parado na gaveta há pelo menos seis meses pode ser utilizado como objeto de troca.

O Sistema de Atualizações no EUA vs Brasil

O sistema de upgrade de aparelhos celulares é popularmente conhecido em países como os Estados Unidos e em grande parte da Europa, onde os aparelhos eletrônicos são mais baratos e de fácil acesso a toda população, podendo assim ser trocados com mais frequência. As montadoras de celulares se encontram nessas regiões, aproximando ainda mais o contato entre empresa e consumidor.

Em locais onde todos conseguem adquirir e trocar de aparelho com muita facilidade, facilitar o processo de atualização de aparelhos, assim como direcionar o descarte ideal é uma atitude que traz grandes vantagens para as empresas. Para uma grande marca não há vantagem alguma em ter seus aparelhos descartados em locais inapropriados, nem ter seus modelos mais antigos sendo revendidos após anos de uso.

Em grandes centros tecnológicos, devido à constante troca de aparelhos, os celulares que vão para a avaliação raramente estão em péssimo estado ou são antigos demais para não possuírem valor algum, ou seja, o consumidor consegue um bom desconto ao oferecer seu aparelho atual na loja autorizada a realizar esse procedimento de upgrade.

O povo brasileiro não tem o costume, nem o poder aquisitivo, de trocar seu aparelho com mais frequência, ou seja, ao levar seu aparelho para avaliação ele sempre estará em estado mais desgastado, fazendo com que o valor oferecido seja reduzido.

Impostos e Taxas

Os altos impostos brasileiros também são um fator prejudicial no sistema de upgrade. Os novos aparelhos vêm com um preço muito acima do poder aquisitivo do brasileiro, consequentemente, os aparelhos mais antigos são mais desvalorizados, pois foram adquiridos em situações onde a economia estava estável. Esse desequilíbrio faz com que o consumidor raramente consiga reembolsar uma porcentagem justa do seu investimento, pois tudo aquilo que foi adquirido há algum tempo está demasiadamente desvalorizado.

Onde Fazer o Upgrade?

Grandes lojas de assistência autorizada, operadoras e as próprias lojas de aparelhos celulares costumam fazer o upgrade de celulares, contudo, vale lembrar que esse sistema de troca muitas vezes é temporário, durando alguns meses e ocorrendo de maneira sazonal. Para as empresas não é vantajoso oferecer descontos em tempo integral, por isso muitas lojas criam promoções de upgrade por tempo limitado.

Operadoras de celular.

As operadoras, por exemplo, costumam realizar upgrades vinculados com um plano pré-estabelecido, fazendo com que o cliente pague um valor menor pelo aparelho, mas que ao mesmo tempo estabeleça um plano de fidelidade com a operadora. Essa promoção tende a aparecer logo que as empresas de aparelhos celulares apresentam novos modelos, incentivando os clientes a atualizarem seus smartphones o quanto antes.

A principal desvantagem é o vínculo estabelecido. Muitos planos de fidelidade começam a aumentar o valor sem o conhecimento por parte do cliente. Para evitar esse problema é recomendado ler todo o contrato antes de criar qualquer tipo de vínculo com alguma operadora de celulares.

Pode ocorrer também das operadoras elaborarem um sistema de troca constante de aparelhos, principalmente os mais caros, que envolva a troca anual vinculada aos seus planos telefônicos. Embora aparentem serem vantajosos, esses planos tendem a custar um valor muito acima do preço comum, fazendo com que o aparelho com desconto saia mais caro que o mesmo aparelho em uma loja de departamento.

Lojas Especializadas.

Já as lojas que somente vendem aparelhos e acessórios, assim como as lojas registradas de marcas como Apple e Samsung, oferecem frequentemente o sistema de upgrade para seus clientes. A desvantagem está na forma como esse sistema acaba funcionando, pois, a loja coloca um valor muito abaixo do aparelho do consumidor e faz com que pareça uma grande vantagem adquirir um celular de última geração.

Por ser sazonal essa oferta torna-se muito mais atraente, o consumidor, ao ver tal proposta, começa a se questionar sobre a necessidade e as vantagens em se trocar de aparelho. Contudo, os valores de celulares nas lojas podem estar mais altos que em outros locais, e os aparelhos avaliados podem não receber uma boa oferta.

Talvez seja a forma mais tentadora de realizar um upgrade em seu celular, mas é muito importante colocar todos os valores na ponta do lápis antes de realizar qualquer troca pelo simples impulso.

Quanto Vale Meu Aparelho?

Ao oferecer seu aparelho para terceiros, verá que o retorno financeiro pode ser muito bom. Bom estado de conservação e um sistema operacional atual são motivos suficientes para fazer com que seu aparelho mais antigo ainda seja um produto popular no mercado de celulares usados.

Porém, a avaliação de um aparelho para upgrade não é feita por uma pessoa, e sim por um programa de computador. Após inserir os dados de seu celular, assim como o ano de produção e a capacidade interna, será gerado um valor máximo de desconto que poderá ser oferecido pela loja ao cliente. Um Iphone 4s, por exemplo, que nunca fora utilizado sem uma capa protetora ou película, pode ser avaliado por menos de seu valor de compra.

A maior barreira para aqueles que querem utilizar um aparelho antigo como forma de conseguir descontos é fazer com que o seu aparelho seja de fato valorizado.

Vender para terceiros é uma forma mais prática de conseguir o dinheiro necessário. Por ter consciência de tal vantagem financeira para o consumidor, as empresas oferecem upgrade com certa frequência, fazendo com que pareça vantajoso trocar por um aparelho novo, ao invés de realizar uma venda para só então adquirir um novo modelo.

Use uma boa capinha e evite a desvalorização de aparelhos celulares

Assim como no mercado automotivo, os celulares possuem uma taxa de desvalorização muito alta. Após sair da loja um aparelho já perde cerca de 10% de seu valor original, após um ano de uso, mesmo que com proteção, fica ainda mais difícil recuperar o dinheiro investido.

Após um ano, conseguir recuperar 40% do valor investido é praticamente impossível, principalmente se a marca lançar novos modelos nesse período. A revenda para terceiros é mais vantajosa pois a aparência muitas vezes é supervalorizada, fazendo com que o primeiro proprietário consiga recuperar um valor um pouco maior.

Ainda assim, o sistema de um aparelho novo e de um aparelho utilizado por um ano é bem distinto. Conforme o aparelho é utilizado, seu sistema interno é desgastado aos poucos. Ou seja, um aparelho utilizado jamais terá a mesma autonomia e desempenho que um aparelho novo e isso faz com que qualquer loja desvalorize o seu celular de acordo com o ano em que foi adquirido. Neste caso o aspecto de seu smartphone importa muito e por isso é interessante você utilizar algumas das boas capinhas protetoras para celular.

Qual a Função do Upgrade?

O upgrade é uma forma vantajosa de retirar aparelhos antigos de circulação. Comprar um aparelho de segunda mão é, muitas vezes, uma oportunidade única de muitos adquirirem um aparelho conceituado, no entanto, adquirir um aparelho com anos de uso faz com que a marca acabe sendo prejudicada. Smartphones de qualidade inferior ainda em circulação fazem com que as vendas de novos aparelhos sejam diretamente afetadas.

Para uma marca é muito importante que os aparelhos que estão em circulação sejam os mais modernos e que oferecem um melhor desempenho, tanto para que o sistema possa ser atualizado somente de acordo com esses modelos, como para que a empresa possa se dedicar aos novos celulares, garantindo sempre a inovação.

Retirando uma parte dos aparelhos mais antigos de circulação, também é evitado o descarte irregular de eletrônicos, outro problema grave do século XXI. Por conta das baterias de lítio e de todo o sistema elétrico contido no interior de um celular, o descarte irregular pode causar contaminação ambiental. As empresas de celulares possuem um local ideal de descarte, prevenindo o meio ambiente e fazendo com que o consumidor não tenha de se preocupar com esse tipo de lixo.

Vantagem de Realizar o Upgrade de Meu Aparelho

Para os geeks de plantão, estar sempre com o último modelo lançado por sua marca preferida faz valer a pena uma economia diária. O sistema de upgrade pode trazer grandes vantagens para o comprador, como um maior espaço interno como desconto, ou até mesmo uma capa de celular como brinde. Essas vantagens podem fazer com que a troca por um aparelho mais novo possa valer a pena.

Para os aficionados por tecnologia qualquer pequeno avanço já é o suficiente para considerar a troca de aparelho, sendo assim, ao perceber que seu aparelho antigo pode valer algo em troca de um modelo totalmente novo, o consumidor se empolga ainda mais com a ideia.

Para Quem Vale a Pena o Upgrade?

O Upgrade é um sistema que pode ser realmente viável para dois tipos de consumidores: aqueles que possuem um aparelho seminovo e querem trocar de aparelho para possuírem o melhor da tecnologia ou para aqueles que estão realmente precisando adquirir um celular novo.

Os aparelhos seminovos são melhores avaliados, aumentando o potencial de troca do consumidor. Já para aqueles que necessitam comprar um novo aparelho um pequeno desconto pode ser a diferença entre adquirir um aparelho com pouco ou muito espaço interno.

Os outros casos podem variar de acordo com a avaliação do aparelho antigo e com a intenção de compra do consumidor, mas na maioria das situações os smartphones são desvalorizados, fazendo com que seja mais vantajoso vende-lo para terceiros e recuperar uma porcentagem maior do investimento para em seguida adquirir um novo modelo.

Aparelhos Mais Novos Devem Ser Utilizados no Upgrade

Caso o comprador possua um aparelho mais moderno, o processo de upgrade pode valer mais a pena, pois quanto mais novo e mais bem cuidado estiver o aparelho celular, maior poderá ser o desconto conquistado em sua avaliação.

Nesse caso, será necessário apenas um baixo investimento para que o aparelho seja trocado, mas a vida útil de um novo aparelho faz com que muitas vezes, saia mais barato trocar constantemente o celular, do que adquirir um novo smartphone após um período mais longo e gastar um valor mais alto com manutenção tempos depois.

Trocar de aparelho num período menor de tempo não é um hábito do brasileiro, mas em outras culturas isso praticamente faz parte do cotidiano. Evitar o uso e acumulo de aparelhos eletrônicos ultrapassados é uma forma de deixar a vida mais prática e mais limpa, consequentemente contribuir com o meio ambiente.

A melhor forma de você conservar e garantir seu smartphone sempre novo é a utilização de uma boa capinha de celular.

Um aspecto é muito importante, que foi discutido no artigo de como manter seu smartphone e trata-lo como um patrimonio.

Posted in: Accessorios