Swipe to the left

MicroUSB, Lightning e USB Tipo C: Conheça as Diferenças dos Cabos de Celulares

MicroUSB, Lightning e USB Tipo C: Conheça as Diferenças dos Cabos de Celulares
By 31 de janeiro de 2018 No comments

Você é o tipo de pessoa que leva em consideração o tipo de cabo na hora de comprar um smartphone ou apenas escolhe o aparelho e lida com o sistema de cabos apenas ao chegar em casa? Essa pergunta pode parecer simples, mas faz toda a diferença quando pensamos me carregadores portáteis, adaptadores e até mesmo no compartilhamento de cabos realizado por toda a família.

Conhecer os tipos de cabos e entender a diferença entre cada um deles faz diferença tanto em tarefas comuns como a simples recarga da bateria, quanto em situações mais complexas, como a velocidade na qual os dados são transferidos. Que tal aprender um pouco mais sobre esse assunto?

Por Que os Cabos de Celulares São Diferentes?

Todos os cabos de celulares que utilizamos atualmente são versões adaptadas do famoso Cabo USB, utilizado majoritariamente para a transferência de dados para computadores. No entanto, para smartphones e aparelhos menores, como Ipad e Ipod Touch, um cabo USB seria além de grosseiro, desnecessário para o uso diário, especialmente levando em consideração que a maioria dos usuários utiliza o cabo apenas para recarregar o aparelho.

Sendo assim, modelos menores e mais práticos foram sendo desenvolvidos com o passar dos anos, garantindo uma boa velocidade de recarga sem que para isso fosse necessário intervir no design do aparelho e prejudicar a usabilidade.

Durante muitos anos a Apple ganhou notoriedade e relevância com seus aparelhos, designs, softwares e sistemas de configurações exclusivos, o que resultou em um padrão de cabeamento também próprio da empresa, popularizando-se com o carregador de 30 pinos, presente no Iphone 4. No entanto, ao contrário do que muitos esperavam, hoje a marca começa a pender para a padronização universal implantada pelos modelos Android com a implantação de cabos Tipo C em seus novos MacBooks.

Conhecendo Cada um Dos Cabos

Para ter certeza de que o cabo de seu celular é o mais apropriado para o dia a dia é preciso conhecer os diferentes modelos e suas respectivas funções. Além disso, aprender a diferenciar cabos e conectores é fundamental para quando estamos na casa de um amigo ou familiar e a bateria do celular está acabando.

Conhecer as vantagens de cada tipo de cabo também pode fazer diferença na hora de escolher seu próximo smartphone, principalmente se você busca recargas rápidas e eficiência na transferência de dados e arquivos para outros aparelhos, como TVs, computadores ou projetores. Saber o tipo de entrada para o cabo de seu celular também auxilia na compra de acessórios, evitando que você perca tempo (e dinheiro) com aparelhos incompatíveis.

Pensando nisso, elaboramos um guia básico, simples e muito eficiente para você conhecer e reconhecer cada um dos cabos disponíveis no mercado atualmente e saber qual o modelo certo para seu smartphone!

USB

O Cabo USB é o modelo mais comum entre os cabos utilizados no dia a dia, estando presente até mesmo nos conectores dos celulares, ou seja, a parte do cabo que conecta com a fonte de energia. USB é sigla para Universal Serial Bus, ou seja, um canal de transferência universal, de modo a atender todas as necessidades diárias e ser utilizado em qualquer lugar do mundo.

Atualmente é possível encontrar hotéis e projetos arquitetônicos que já contam com tomadas com entrada USB, para facilitar o carregamento de celulares, power banks, fones de ouvidos, smartwatches, câmeras, baterias e etc. A proposta da entrada USB é ser prática e universal, driblando o famigerado problema entre tomadas de diversos países e facilitando o dia a dia tanto no comércio de produtos quanto em sua usabilidade. Afinal, correr atrás de adaptadores a todo momento para carregar o celular é exaustivo e extremamente frustrante.

MicroUSB

Como consequência direta das vantagens de um cabo USB, as empresas exigiram um modelo menor e mais compacto, que pudesse ser utilizado em aparelhos comuns. Você certamente já teve acesso aos cabos MicroUSB através de celulares da Samsung, LG e demais marcas de Android, visto que o modelo foi selecionado para padronizar os smartphones desse sistema operacional.

Dentre os cabos MicroUSB é possível encontrar duas velocidades de transferência, variando entre 480 Mbps nos modelos 2.0 e 5 Gbps em cabos 3.0. Esse é um dos principais motivos pelos quais os cabos “novos” tendem a carregar mais rápido e garantir melhor conexão com seu computador, enquanto os carregadores antigos eram mais finos e exigiam mais tempo para oferecer a carga completa.

Os cabos MicroUSB possuem uma posição correta para serem conectados, mas conseguem transferir dados com maestria e também podem ser utilizados para espelhar conteúdos em alguns televisores.

Lightning

Após o uso exaustivo (e as notáveis falhas) de um carregador largo e com aproximadamente 30 pinos de conexão, a Apple resolveu inspirar-se nos conectores menores de seus concorrentes e desenvolveu o padrão Lightning de cabos em 2012, a partir do lançamento de seu Iphone 5.

O modelo Lightning oferece a praticidade da conexão em ambos os lados e possui um design pequeno e prático para o dia a dia. Contudo, torna-se restritivo quando o assunto é relacionado a adaptadores e carregadores externos, exigindo o uso de um mesmo cabo ou a aquisição de novos cabos com esse mesmo padrão, visto que a maior parte dos carregadores e acessórios tende a usufruir de padrões mais universais, como o MicroUSB.

No entanto, há grandes chances dos novos Iphones contarem com entradas diferenciadas, visto que a Apple vem testando conectores USB Tipo C em seus MacBooks, o que surpreendeu tanto usuários quanto especialistas em tecnologias. Estaria a Apple abrindo mão de seus detalhes exclusivos para adequar-se aos modelos universais?

USB Tipo C

Entre os conectores de celulares, o mais novo é o USB Tipo C, que além de compacto e reversível possui a velocidade de até 10 Gbps, funcionando como saída de vídeo e podendo transferir arquivos em 4K. Sua velocidade proporciona um carregamento muito mais rápido que os demais cabos, sendo fundamental para quem precisa de bateria no celular, mas não possui tanto tempo para carrega-lo durante o dia.

Por se tratar de um conector menor, ainda há muito receio relacionado ao USB Tipo C entre as montadoras de celulares, contudo, grandes empresas como Lenovo, LG e Xiaomi já estão investindo na nova padronização. A dúvida que não quer calar é quando (e se) a Samsung também irá começar a investir nesse modelo, visto que sua qualidade é extremamente superior aos MicroUSB.

Qual o Melhor Cabo?

Certamente você deve estar se questionando sobre o cabo de seu aparelho e qual a melhor opção, não é mesmo? A verdade, contudo, é que o melhor cabo para o celular é um cabo de qualidade, que não deixará você na mão.

É muito comum encontrar relatos de pessoas que adquiriram cabos paralelos sem nenhuma garantia e que danificaram a bateria ou acordaram no dia seguinte e viram que o celular não havia carregado. Sendo assim, comprar cabos de qualidade e de marcas de confiança é o primeiro passo para garantir que seu celular estará sendo tratado da melhor forma e que, em longo prazo, não haverá nenhum tipo de prejuízo devido ao uso de acessórios nocivos ao aparelho.

Muitas pessoas precisam de dois, três ou até mesmo quatro cabos para facilitar seu dia a dia, mas é preciso estar sempre atento com a procedência de tais cabos e com o comprometimento de seus fabricantes; caso contrário você estará apenas prejudicando seu aparelho e contribuindo para o mercado de produtos de baixíssima qualidade.