Swipe to the left

Lançamentos Samsung: Galaxy S9 e Galaxy S9+

Lançamentos Samsung: Galaxy S9 e Galaxy S9+
By Marilia Blog 28 de fevereiro de 2018 No comments

Os últimos dias foram intensos no mercado de smartphones: a MWC (Mobile World Congress) 2018 trouxe novidades que buscam re-significar a usabilidade dos celulares no dia a dia, tornando o aparelho ainda mais versátil e com funções cada vez mais acessíveis aos usuários. O grande destaque, no entanto, veio através do lançamento de um modelo esperado pelos verdadeiros apaixonados por Android, o Samsung Galaxy S9.

As Novidades da Samsung

A Samsung divulgou no dia 25 seus mais novos aparelhos da linha Galaxy, carro-chefe da marca entre os mobiles desde 2010. O Galaxy S9 e o Galaxy S9+ surpreenderam não apenas pelo design arrojado e elegante característico da Linha Premium, mas especialmente por trazer ajustes que há muito tempo eram solicitados pelos usuários, de modo a tornar o aparelho ainda mais eficiente.

A chegada da nona geração de aparelhos da linha Galaxy demonstrou que a Samsung realmente acredita no feedback de seus usuários e que busca, através de ajustes e inovações, tornar seus aparelhos cada vez mais completos sem que isso prejudique sua usabilidade. Os novos modelos, embora ligeiramente mais pesados, buscaram manter as proporções estabelecidas pela geração anterior, colocando o design em segundo plano e valorizando os demais recursos e gadgets.

Conhecendo a Linha Galaxy S9

O Samsung Galaxy S9 e seu modelo Plus estão disponíveis em quatro cores (preto, prata, azul e ultravioleta) e carregam entradas USB Tipo-C, demonstrando que o novo padrão de cabos ganhou credibilidade com a empresa coreana e que possui grande potencial para substituir o tão característico MicroUSB utilizado há anos pela empresa.


Ao contrário dos modelos anteriores, o Galaxy S9 e o Galaxy S9+ trouxeram um ajuste simples, mas que faz toda a diferença no dia a dia do usuário, na posição do leitor de impressões digitais, que antes estava localizado ao lado da câmera. Nos novos modelos, o leitor foi deslocado para a região inferior à lente, garantindo melhor ergonomia e conforto ao usuário, além de evitar que a câmera seja constantemente suja com as famigeradas marcas de dedos.

Após longas negociações e solicitações de seus usuários, a Samsung finalmente cedeu e adicionou um sistema de autofalantes estéreo AKG em seus aparelhos, proporcionando uma experiência diferenciada para quem utiliza o smartphone para games ou para consumir conteúdo audiovisual. A tela Super AMOLED é de 5,8” para o Galaxy S9 e 6,2” para o Galaxy S9+, sendo uma opção resistente sem reduzir a qualidade da imagem apresentada ao usuário.

A Câmera ‘Reimaginada’

Tanto o Galaxy S9 quanto o Galaxy S9+ trazem novidades inéditas em suas câmeras, ao começar pelo aumento significativo da qualidade das imagens, consequência direta do novo sistema de abertura da lente, que pode ser ajustado pelo usuário ou configurado automaticamente de acordo com a luz disponível, gerando fotos ainda mais nítidas e com detalhes notáveis.

A câmera frontal também oferece melhorias, ao começar pela capacidade de leitura de íris, utilizada para desbloqueio do aparelho, além das vantagens como o sensor de profundidade e a possibilidade de criação de emojis animados personalizáveis, concorrendo diretamente com a tecnologia dos animojis da Apple.

Além disso, a câmera de vídeo consegue registrar imagens em HD, 720p e produz gravações em Super Slow Motion, equiparando-se às grandes câmeras profissionais utilizadas por fotógrafos para registro de slow motion. Os vídeos podem ser registrados em 4K, abrindo um leque de possibilidades para quem trabalha com produção de conteúdo ou para quem busca entrar no mercado da fotografia sem realizar grandes investimentos. O Galaxy S9+ conta com a segunda câmera telefoto que permite uma outra imagem do mesmo campo de visão.

Design

Os novos modelos estão mais finos e mais pesados, mas preservam a entrada para fone de ouvidos e um design arrojado para evitar que o aparelho se torne demasiadamente frágil. As telas, agora maiores, ainda preservam o conceito de display infinito e os cantos arredondados agem não apenas na estética como também na ergonomia e no conforto ao usar o aparelho, os novos modelos ainda contam com acabamento em vidro, o que torna fundamental o uso de capas protetoras para evitar quedas e grandes impactos.

Desempenho

As verdadeiras mudanças, no entanto, foram realizadas no interior dos novos aparelhos, trazendo melhor desempenho e alta qualidade em seus respectivos hardwares. Os modelos contam com processador Snapdragon 845 ou Exynos 9810, com RAM de 4GB para o S9 e 6GB para os modelos S9+. Ambos os aparelhos possuem até 256GB de memória interna, com slot para cartões de até 400GB.


No quesito bateria, o modelo simples possui 3.000 mAh, enquanto o Galaxy S9+ contém 3.500 mAh para suprir suas necessidades de energia. A resistência interna de ambos é dada através do IP68, possibilitando que o aparelho seja submetido à água e aos demais agentes externos sem que suas peças ou sua estrutura sejam danificadas.

Melhorias na Bixby e no Dex

Para complementar a usabilidade dos novos modelos, o Dex Station foi redesenhado, operando com compatibilidade ao Android Oreo, de modo a transformar a tela do Galaxy S9 em um trackpad e facilitar a usabilidade em modo Desktop, deixando de posicionar o aparelho na vertical para conectá-lo horizontalmente.

A Bixby também recebeu melhorias, especialmente no quesito de traduções e realidade virtual, possibilitando que o usuário compreenda em tempo real aquilo que está escrito em outra língua em sua frente. O mesmo vale para análise de determinadas informações, tornando a assistente virtual da Samsung ainda mais integrada à realidade.

Competindo Com Outros Aparelhos Premium

Ambos os modelos podem ser considerados linha Premium, superando grande parte dos modelos que foram lançados na MWC 2018. Como sempre, a Samsung conseguiu superar as expectativas e trazer aos seus usuários o que há de melhor (e mais útil) no quesito de tecnologia mobile.

O lançamento oficial do aparelho nos Estados Unidos está marcado para 16 de março e os valores variam de $720 para o Galaxy S9 e $840 para o modelo Galaxy S9+. Ainda não há previsão de venda no Brasil, mas assim como o Galaxy S8, é provável que o aparelho chegue ao sul da América ainda no primeiro semestre de 2018.

O que você achou do Galaxy S9 e suas respectivas novidades? O aparelho está competindo com o Iphone X ou a Samsung ainda tem muito o que desenvolver para alcançar o modelo de luxo de sua concorrente?