(+11) 4554-9935nosso contato
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.
Swipe to the left

Seria o Novo Celular Sem Bordas da Xiaomi Uma Nova Tendência no Mundo dos Smartphones?

Seria o Novo Celular Sem Bordas da Xiaomi Uma Nova Tendência no Mundo dos Smartphones?
By 28 de novembro de 2016 No comments

A Xiaomi e Sua História

A empresa chinesa Xiaomi vem se tornando cada vez mais popular no mundo dos smartphones. Fundada em 2010, começou a chamar a atenção no mercado dos aparelhos eletrônicos através de suas grandes inovações. Ao contrário de marcas mais tradicionais, a Xiaomi resolveu investir no diferenciado, arriscando em modelos que até então eram apenas idealização e deixando os modelos mais tradicionais de lado.

A marca chinesa conseguiu alcançar o público brasileiro em junho de 2015,ainda que a Eagle Techz tenha sido uma das primeiras a trazer o Xiaomi ao brasil,muito antes de realmente ser conhecida e se tornar popular,por levar seus aparelhos inovadores para lugares ainda considerados como terceiro mundo, ao contrário das grandes companhias que costumam investir apenas em potências e ignoram outros públicos consumidores. Essa expansão da marca, de forma ampla e atingindo diversos locais diferenciados fez com que o nome Xiaomi começasse a ser reconhecido mundialmente e não apenas na China, local no qual a empresa tem sua sede e sua maior influência.

Xiaomi no Mercado de Celulares

Ao contrário de outras empresas que tentaram se lançar no grande mercado de aparelhos celulares e tablets, a Xiaomi soube investir primeiramente no marketing local antes de partir para o mercado mundial. Por conseguir uma grande popularidade em seu país de origem, a China, a empresa economizou verba suficiente para investir em tecnologia de ponta.

Atualmente a grande empresa chinesa está entre as três maiores produtoras de smartphones no mundo, seguida por nomes como Lenovo e LG. Acima da Xiaomi estão apenas as marcas que já dominam o mercado há anos: Samsung e Apple, respectivamente. Por ser um país muito populoso, a China tem influência direta no consumo mundial, logo, uma vez que a marca está firmemente consolidada no país, tende a afetar as vendas e enaltecer o nome da empresa no mercado de aparelhos eletrônicos como um todo.

Mi Mix: O Smartphone Sem Bordas

O Mi Mix é o novo smartphone da Xiaomi. Seu sucesso surgiu pelo fato do aparelho celular não possuir bordas em torno do display. Essa tecnologia que até então era considerada utópica finalmente tornou-se real. Porém, para realizar uma mudança tão grande no design do aparelho, foram necessárias mudanças internas que também influenciam no uso do aparelho.

Com uma tela de 6,4’’ e mais de 90% de sua área total coberta com o display touch, a tela do Mi Mix impressiona os amantes de tecnologia. O aparelho tem o tamanho de um smartphone com tela de 5,7’’, mas devido à ausência de uma moldura, todo o espaço é mais bem aproveitado e, consequentemente, há uma reformulação do display, utilizando-o o máximo possível e eliminando tudo aquilo que poderia interferir no uso mais fluido do aparelho.

Tanto a câmera frontal quanto o autofalante, que na maioria dos celulares costumam ficar na parte superior do aparelho, tiveram de ser modificados. A câmera começou a ocupar a parte inferior do Mi Mix, no único local em que ainda resta a moldura. Já o autofalante teve de ser redesenhado e foi instalado uma camada abaixo do display, ficando invisível, mas ainda assim presente. A tecnologia de reprodução do som teve de ser otimizada para que isso não influenciasse durante o uso e, felizmente, os desenvolvedores conseguiram alcançar esse alto patamar tecnológico.

O Novo Design Influencia na Capacidade do Celular?

Um dos maiores receios de quem pretende adquirir um smartphone como o Mi Mix da Xiaomi é saber se toda essa mudança na tecnologia afeta sua capacidade e seu desempenho. A grande verdade é que, qualquer mudança feita em um smartphone irá causar alterações de funcionamento, porém estas podem ser positivas ou negativas, dependendo do usuário e da forma na qual o aparelho é utilizado no dia a dia, mas em suma, as alterações feitas no novo modelo da Xiaomi só têm vantagens a oferecer.

Por possuir uma tela maior, o Mi Mix consome também uma quantidade maior de bateria, contudo, para evitar problemas nesse quesito, a Xiaomi realizou um reaproveitamento do espaço interno do smartphone para introduzir uma bateria de 4.400 mAh e um sistema de recarga Quick Charge 3.0, fazendo com que o celular carregue de uma maneira muito mais rápida que com carregadores tradicionais e que mantenha uma maior autonomia da bateria.

Com relação ao uso no dia a dia, a ausência de uma moldura pode facilitar o contato do usuário com o aparelho, pois o toque torna-se contínuo e sua limitação é não é mais restrita pela moldura como em outros celulares. Possuindo uma maior área de atividade, a tela pode finalmente oferecer uma experiência otimizada de uso, baseada em um conceito mais amplo e muito mais tecnológico.

Como Funciona a Segurança em um Smartphone Sem Bordas?

O principal ponto de receio levantado por compradores em potencial está relacionado à segurança em portar um aparelho como o Mi Mix. Se pensarmos de maneira racional, é inviável adquirir um aparelho sem bordas com os acessórios disponíveis no mercado atual. Para que o sistema de smartphones que possuem apenas um grande display seja de fato popularizado, o mercado de acessórios terá de seguir o mesmo caminho e inovar.

Um case com uma estrutura piramidal talvez seja a melhor opção, onde a carcaça traseira é maior, oferecendo facilidade na pegada, e conforme o case avança pelas bordas vai se tornando cada vez mais fino a ponto de não influenciar na tela.

Esse problema com os acessórios será enfrentado por diversos aparelhos da Xiaomi, por exemplo, o Mi Note 2, que possui ambas as bordas laterais curvadas. Essa tecnologia, embora inovadora, oferece dificuldades no quesito de praticidade, pois deve ser utilizada junto aos acessórios adequados e esses ainda estão indisponíveis para o consumidor.

No entanto, é claro para os desenvolvedores que o público consumidor está cansado do modelo tradicional dos smartphones e que uma mudança é mais que necessária nos próximos anos. A Xiaomi somente acelerou o processo e surpreendeu todo seu público com o design diferenciado. Como consequência, muitos cases e películas protetoras serão produzidos e terão os aparelhos da Xiaomi como protótipos, quando esses acessórios estiverem consolidados, garantindo a proteção e a segurança dos aparelhos outras grandes marcas talvez tentarão entrar no mercado de celulares sem bordas.

É importante salientar que a segurança é um dos fatores que definem a compra de um smartphone atualmente, para que o Mi Mix tenha sucesso em meio ao mercado de celulares a Xiaomi terá de trabalhar, junto ao desenvolvimento de seus aparelhos, no design de cases e películas próprios para os novos tipos de celulares.

Outras Vantagens do Mi Mix

Porém, uma vantagem do Mi Mix com relação à sua proteção está relacionada com o material de base da carcaça do aparelho. Ao contrário dos modelos já conhecidos pelo público, o Mi Mix possui seu acabamento em cerâmica, abandonando de vez materiais mais simples como plástico, acrílico e alumínio.

Essa mudança faz com que o aparelho carregue um design mais elegante e proporciona melhorias tanto na pegada quanto na aderência das mãos ao aparelho, fator essencial para um aparelho como o Mi Mix que está demasiadamente exposto e onde uma simples queda pode danificar todo o smartphone.

Além disso, a Xiaomi resolveu investir nas câmeras. A câmera traseira possui altíssima qualidade, com 16MP e com o foco automático que detecta as camadas do ambiente (PDAF). Essa função evita que a foto fique com apenas dois planos chapados e proporciona uma graduação entre o objeto de observação e aquilo que o cerca. Com relação à câmera frontal, essa trás a qualidade de 5MP e apesar de estar situada na parte inferior do aparelho, oferece ao usuário a possibilidade de virar o celular para capturar selfies.

Já o hardware do Mi Mix é de impressionar. Além de possuir alta qualidade, com o Snapdragon 821 2.35GHz, consegue realizar a administração de diversos aplicativos ao mesmo tempo sem dificuldade alguma. O sistema Android foi escolhido devido à fácil portabilidade com diversas marcas, motivo pelo qual é atualmente o sistema operacional mais difundido no mundo.

O Mi Mix oferece duas opções para seus compradores: a primeira com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento, e a segunda com 6GB de RAM e 256GB de armazenamento. Ambas possuem um processador acima dos utilizados em smartphones tradicionais, superando até mesmo os Iphones.

No entanto, as dimensões do Mi Mix não fogem o padrão dos smartphones atuais. O aparelho pesa 209 gramas, devido ao peso de materiais como a tela de vidro e a carcaça de cerâmica. Contudo, se levarmos em consideração o peso da maioria dos celulares atuais, veremos que essa diferença não é tão grande e pode valer a pena. Com relação à espessura, o Mi Mix se supera, tendo apenas 7.9mm de espessura, ou seja, ligeiramente maior que o Iphone 6. A espessura é um fator muito importante quando pensamos na ergonomia do aparelho. Um celular muito grosso tende a cair mais das mãos com facilidade por tornar inviável e desconfortável o manuseio.

Por fim, temos a atualização do sensor de proximidades, antes posicionado próximo à câmera frontal. Esse gadget foi substituído por um sensor ultrassônico, disposto uma camada abaixo do display. É através desse sensor que o aparelho realiza o desbloqueio de tela, evitando que qualquer outro fator ligue o aparelho e fique navegando pelos aplicativos.

Mi Mix Edição de Luxo

Para quem está disposto a fazer um alto investimento em um smartphone, a Xiaomi desenvolveu a edição de luxo do Mi Mix, denominada Mi Mix 18K. Essa edição está disponível apenas com 6GB de RAM e 256GB de armazenamento e seu grande diferencial está nos pequenos detalhes.

O Mi Mix 18K possui ao redor da câmera traseira e do sensor de impressões digitais um acabamento em ouro. Os escritos na carcaça traseira também possuem esse acabamento diferenciado. Embora muito simples, o toque em ouro dá ao smartphone outro visual, muito mais sofisticado e luxuoso que sua versão tradicional.

Esse modelo certamente foi desenvolvido para um grupo seleto de consumidores, mas o principal ponto com relação a tal lançamento é a forma com a qual ele demonstrar o poder da Xiaomi no mercado de smartphones atuais. Poucas são as marcas que fazem aparelhos de luxo, nesse quesito a Xiaomi também conseguiu se destacar mesmo sendo uma empresa relativamente nova.

Os Modelos Conceituais do Iphone 8

Com o décimo aniversário do Iphone chegando, muitas pessoas começaram a cogitar quais são as ambições da Apple para comemorar essa data tão importante. Os modelos conceituais que rodaram a internet demonstraram que existe um interesse (seja do consumidor ou da empresa) em ver o novo Iphone com um grande display, semelhante ao Mi Mix.

A eliminação do botão de Iniciar no Iphone 7 foi o primeiro passo para deixar a tela uniformizada. A empresa responsável pela produção das telas da Xiaomi tem relação com os produtos da Apple, sendo assim, existe uma grande chance do Mi Mix ser um teste de aprovação sobre os aparelhos sem bordas.

Além da tela tomada por um display, o sensor ultrassônico e os autofalantes são grandes pontos a serem considerados pela Apple para o novo aparelho, uma vez que a empresa deve surgir com algo grandioso para comemorar a primeira década do smartphone querido do consumidor.

As Mudanças da Xiaomi Seriam as Novas Tendências?

O Mi Mix é um aparelho que pode ser considerado bem a frente de nossa era, talvez em alguns anos a tendência ganhe mais força, mas para isso será necessária uma das grandes marcas como Apple e Samsung realizarem modificações visando aderir essa nova tecnologia, e consequentemente, popularizando-a.

Contudo, a necessidade do consumidor por uma tela cada vez maior continua crescendo, ao mesmo tempo em que a busca por modelos mais finos, mais leves e mais fáceis de segurar também tem relevância no mercado consumidor. O Mi Mix é um exemplo de equilíbrio entre as necessidades do consumidor e tudo aquilo de melhor que a tecnologia de celulares atual pode oferecer.

Quando Essa Tecnologia Chegará ao Brasil?

O aparelho foi lançado no dia 04 de novembro na China e a empresa Xiaomi disse que pretende manter essa novidade no país de origem por um bom tempo. No entanto, ainda é possível exportar o produto que está disponível no valor de aproximadamente $516.

Infelizmente não há previsão da chegada do Mi Mix no Brasil, mas certamente grandes importadoras estarão trazendo o aparelho para quem está disposto a aproveitar o melhor da tecnologia chinesa. A Xiaomi promete continuar inovando, agora devemos torcer para que as outras empresas também participem dessa nova mudança.

Posted in: Noticias
Entre em Contato