Swipe to the left

Vale a Pena Investir em um Smartphone Top de Linha?

Vale a Pena Investir em um Smartphone Top de Linha?
By Marilia Blog 8 de fevereiro de 2018 No comments

Em tempos de crise e com um grande leque de escolhas, adquirir um novo celular pode ser um processo longo e extremamente confuso para quem não está por dentro do mundo da tecnologia. Embora muito parecidos, os smartphones possuem diferenças fundamentais, tanto em design quanto em configuração, fazendo total diferença escolher o modelo certo para suas necessidades.

Contudo, um erro comum entre os consumidores de tecnologia está em buscar sempre aparelhos top de linha pelo simples fato de serem mais caros, e supostamente, melhores. A consequência dessa escolha é um grupo cada vez maior de pessoas insatisfeitas com seus respectivos aparelhos, pois parecem “caros demais” para funcionarem como um modelo que pode custar a metade do preço. O problema, portanto, não está no alto custo dos aparelhos top de linha, mas sim na má impressão que temos dos demais smartphones do mercado.

Quais São os Melhores Smartphones do Mercado?

Quando o assunto é smartphone top de linha, com certeza seu primeiro pensamento é relacionado aos Iphones, especialmente a geração mais atual, como o Iphone X e o Iphone 8. Além dos famosos modelos da Apple, também podemos citar excelentes modelos da Samsung, como o Galaxy S8, o Galaxy S8 + e até mesmo a nova linha de Samsung Galaxy A, que visa competir com os demais aparelhos da própria marca como top de linha.

Ainda entre os modelos Android, é possível observar um grande crescimento da Asus e da Lenovo, que competem e trazem atualizações cada vez mais sofisticadas para aparelhos que durante anos foram considerados mais simples e não tão glamourosos quanto seus concorrentes, como a linha Moto G e o Zenfone.

A escolha entre tais modelos se torna basicamente impossível quando levamos em consideração a alta qualidade de produção, mas é inevitável notar que o valor de um aparelho top de linha é muito mais salgado que os demais. Isso porque os modelos que lideram em qualidade exigem mais pesquisa e investimentos por parte da empresa, de modo a trazerem sempre novidades sem pecar na qualidade do que é oferecido. Afinal de contas, se um consumidor resolve pagar por um produto, ele tem direito de usufruir de todas as suas propriedades.

Vale a Pena Comprar Versões Anteriores?

Uma alternativa muito utilizada pelos consumidores está na aquisição de modelos anteriores, que eram considerados top de linha há cerca de duas ou três gerações, mas que ainda circulam no mercado e possuem boa responsividade quando comparado com demais smartphones atuais.

Nesse caso, é preciso que o usuário conheça a fundo o smartphone que está adquirindo para evitar problemas com atualizações e configurações do sistema. O Iphone 6, por exemplo, embora ainda seja considerado um excelente aparelho, deixou de ser comercializado e agora abre espaço para as novas gerações desenvolvidas pela Apple, demonstrando que não há mais interesse da empresa em comercializar tal modelo.

Da mesma forma, versões anteriores do Galaxy S e demais aparelhos Android começam a perder espaço em relação os novos aparelhos e, naturalmente, acabam por serem esquecidas pela marca. Vale lembrar que para quem deseja utilizar o aparelho para operações básicas, esse não é um problema e tampouco irá atrapalhar a experiência do usuário, mas para quem deseja velocidade e qualidade de acesso pode ser um ponto fundamental e, em longo prazo, um dinheiro desperdiçado.

Entendendo a Atualização do Sistema Operacional

Um bom exemplo para entendermos a forma como esses aparelhos se tornam obsoletos para quem os utiliza no trabalho, por exemplo, pode ser analisada pela atualização do sistema operacional, que em determinado ponto se torna incompatível com o hardware ali presente e acaba por prejudicar o desempenho do aparelho.

Um Iphone 5s, por exemplo, não possui a mesma aceitação que o Iphone 7 Plus do iOS 11, pois foi desenvolvido em uma época diferente e não possui todas as ferramentas necessárias para executar o sistema operacional com fluidez. Da mesma forma, modelos antigos de Android não comportam a atualização para o Android 8.0 Oreo e se tornaram inviáveis para os usuários em um curto período.

As atualizações, no entanto, são necessárias não apenas para os novos aparelhos, mas principalmente como forma de manter os aplicativos atualizados e rodando com fluidez, suportando suas modificações e moldando o hardware do smartphone para suportar todas as alterações e configurações do aparelho.

Sendo assim, é importante estar atento ao modelo que deseja comprar e, caso o mesmo esteja prestes a sair de linha, vale ficar atento com relação ao sistema operacional em sua configuração e analisar por quanto tempo esse smartphone ainda poderá ser útil sem travar ou causar transtornos ao usuário.

Opções Semelhantes Para Quem Deseja Economizar

A alternativa para quem deseja usufruir das vantagens do aparelho top de linha sem ter de investir um alto valor é adquirindo produtos da geração anterior logo após o lançamento dos novos modelos. Ou seja, adquirir um Iphone 7 enquanto o Iphone 8 ainda for considerado lançamento, pois você terá certeza de que terá suporte e as atualizações funcionarão perfeitamente nos próximos anos, sem que para isso você tenha de pagar o valor integral de um aparelho novo. Além disso, com a chegada de novos modelos, as gerações anteriores tendem a sofrer uma queda no preço, se tornando ainda mais acessíveis ao consumidor.

No caso de aparelhos Android, cheque sempre a versão de fábrica do Android e veja o ano de lançamento do aparelho. Evite adquirir aparelhos com mais de dois anos de lançamento, pois ele provavelmente ficará mais lento a partir do primeiro ano de uso. Opte por linhas semelhantes, como os aparelhos Galaxy J ou até mesmo o Moto M, que embora não sejam tão populares, trazem a qualidade dos novos modelos ao mesmo tempo em que são mais baratos e não tão populares.

O Verdadeiro Segredo Para Que Seu Smartphone Dure Mais!

Após escolher seu novo aparelho, proteja-o com o melhor em proteção e acessórios com as capas protetoras EagleTech Z e películas de vidro ou película de gel, assim você irá garantir que mesmo com quedas, impactos e choques do dia a dia seu aparelho continuará com uma aparência de novo em folha, além de aumentar exponencialmente a vida útil de seu novo aparelho. Proteção e segurança são fundamentais independentemente do modelo, sistema operacional ou design de seu aparelho, então não deixe para depois e descubra agora mesmo todas as vantagens de uma capinha premium!